Dúvidas Frequentes

Qual a origem da água subterrânea?

A água no planeta Terra vive um ciclo continuo. A água subterrânea é proveniente da precipitação de chuvas que infiltram pelo solo e se concentram em grandes volumes no subsolo e nas rochas. Esta mesma água quando explorada irá retornar aos rios, evaporar e precipitar voltando a recarregar os aquíferos subterrâneos formando a água subterrânea.

Qual a diferença entre poço artesiano, poço semi artesiano e poço tubular profundo?

Poço artesiano é uma condição em que o aquífero subterrâneo sofre uma pressão maior que a pressão atmosférica e é chamado aquífero confinado. Nesta condição ao ser perfurado a pressão sobre o aquífero é tamanha que provoca uma subida súbita da água subterrânea que irá jorrar pela boca do poço sem a utilização de bomba.

Poço semi artesiano é uma condição onde o aquífero subterrâneo sofre uma pressão maior que a pressão atmosférica porem não suficiente para jorrar na boca do poço. O nível d'água dentro do poço será maior que o nível do aquífero porem não extravasa pela boca do poço.

Poço Tubular é o poço perfurado revestido ou não onde capta-se água subterrânea do nível aquífero. A grande maioria dos poços perfurados se enquadra nesta classificação.

Como é feita a escolha do local de perfuração?

A avaliação para o melhor local de instalação de um poço está diretamente relacionada a identificação das regiões de maior probabilidade de encontrar maiores volumes acumulados de água subterrânea. Atualmente tem-se várias ferramentas para esta análise podendo ser aplicados levantamentos geofísicos de delate dentro da área disponível. A avaliação de perfis geofísicos, mapas geológicos e de lineamentos em conjuntos com as estruturas geomorfológicas da área indicam o melhor local para perfuração.

É possível perfurar um poço e não encontrar água?

Em algumas situações as áreas disponíveis para perfuração podem não ter condições favoráveis de acumulo de água subterrânea, e desta forma, um poço perfurado nestas áreas poderá não obter um volume mínimo explotável. Desta forma um estudo geofísico pode indicar ou desindicar a perfuração de poços em um local.

O que é um mini poço?

Mini poço é uma condição de perfuração onde capta-se apenas a água subterrânea superficial, chamada lençol freático. Esta condição deve ser avaliada pois o tempo de infiltração desta água subterrânea por ser muito inferior das água dos aquíferos inferiores poderá ter contaminações e recarga mais limitadas. Esta modalidade de poço não perfura em rochas fraturadas limitando muito o volume explotado. Este poço também não é indicado para regiões com grande densidade de ocupação pela grande fragilidade da água subterrânea apresentar contaminação por fossa ou esgoto.

Qual o valor de um poço artesiano?

O valor está diretamente relacionado as condições construtivas do poço tendo influência da profundidade, diâmetro, revestimento aplicado e tipo de material geológico perfurado.